Alimentação vegana reduz o risco de diabetes

Imagem retirada de http://www.mundoboaforma.com.br/dieta-vegana-para-emagrecer-como-funciona-cardapio-e-dicas/
Imagem retirada de http://www.mundoboaforma.com.br/dieta-vegana-para-emagrecer-como-funciona-cardapio-e-dicas/

A dieta vegana exerce um papel de prevenção e tratamento do diabetes tipo 2. Segundo pesquisadores do Comitê dos Médicos para uma Medicina Responsável (EUA), esse efeito é atribuído às características nutricionais dessas dietas que são mais ricas em carboidratos complexos e fibras e mais pobres em gordura saturada e calorias totais.

No estudo publicado na revista científica Nutrients, os experts selecionaram pessoas acima do peso e sem histórico de diabetes. Por dezesseis semanas, uma parte dos voluntários seguiu uma dieta vegana (pobre em gorduras e rica em frutas, verduras, legumes, grãos integrais e leguminosas) e sem limite de calorias. A outra parcela da turma não fez mudanças à mesa.

com base em um modelo matemático, os pesquisadores notaram que quem aderiu à dieta sem carne e laticínios teve uma melhora na sensibilidade à ação da insulina. Quando isso ocorre, a entrada do açúcar dentro das células é facilitada, aí ele não sobra na circulação, onde causa estragos.

O veganismo ainda turbinou a ação das células beta do pâncreas, que são justamente as produtoras de insulina. Para quem não conhece, esse é o hormônio que garante o aproveitamento correto do açúcar.

Para Hana Kahleova, a experiência reforça que comida é mesmo remédio, e que apostar em uma alimentação equilibrada baseada em vegetais pode ser de grande valia na prevenção do diabetes.

Apesar do foco na dieta vegana, é válido notar que um cardápio menos restritivo, porém equilibrado, tem tudo para ajudar a controlar a glicemia e, assim, afastar o diabetes, doença que, não custa dizer, aumenta a probabilidade de infarto, amputações e até alguns tumores.

Fonte: Minha Vida

qrc:///tray_popup/win/index.html#