Amêndoas podem aumentar os níveis do colesterol bom, aponta estudo

Imagem retirada de http://blog.mundodosoleos.com/wp-content/uploads/2016/12/amendoa.png
Imagem retirada de http://blog.mundodosoleos.com/wp-content/uploads/2016/12/amendoa.png

Uma pesquisa divulgada no Journal of Nutrition afirma que comer amêndoas regularmente pode ajudar a aumentar os níveis de colesterol bom (HDL), ao mesmo tempo que ajuda a proteger o organismo contra o colesterol ruim (LDL)

Os cientistas compararam os níveis e a função da lipoproteína de alta densidade (colesterol HDL) em pessoas que comiam amêndoas todos os dias, com o de pessoas que comiam muffins. E descobriram que as pessoas que ingeriam amêndoas obtinham níveis melhores de HDL.

De acordo com os pesquisadores, o estudo tem como base pesquisas anteriores sobre os efeitos das amêndoas nas dietas que reduzem o colesterol. Isso porque segundo eles, existem muitos estudos que comprovam que o consumo de amêndoas pode diminuir a lipoproteína de baixa densidade, ou o colesterol LDL, um importante fator de risco para a doença cardíaca. No entanto, ainda não haviam evidências de que as amêndoas poderiam contribuir para o aumento do colesterol HDL (colesterol bom)

Realização do experimento
O atual estudo contou com a participação de 48 homens e 48 mulheres com colesterol ruim elevado. Eles foram submetidos a uma dieta de seis semanas. Em ambos os casos, as dietas eram iguais, exceto na hora do lanche. Os participantes que realizaram a dieta incluindo o consumo de amêndoas receberam 43 gramas do alimento. Após a realização da dieta, durante o período de controle, eles podiam ingerir muffins na hora do lanche.

No final de cada dieta, os pesquisadores mediram os níveis do colesterol HDL de cada participante. Ao fazer a comparação com o início da dieta, os cientistas descobriram que a dieta com as amêndoas aumentou a quantidade de HDL.

Os cientistas dizem que, embora as amêndoas não eliminem o risco de doenças cardíacas, elas podem ser uma boa opção para um lanche saudável.

Fonte: Minha Vida

qrc:///tray_popup/win/index.html#