Sete aplicativos facilitam a dieta e motivam o treino

Imagem retirada de http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/14610-sete-aplicativos-facilitam-a-dieta-e-motivam-o-treino/4
Imagem retirada de http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/14610-sete-aplicativos-facilitam-a-dieta-e-motivam-o-treino/4

Dispositivos que contam calorias dos alimentos, regulam o nível e a eficiência das atividades físicas e até controlam a postura corporal. O uso da tecnologia a favor da boa forma pode ser uma ótima alternativa para quebrar a monotonia da dieta. Segundo a nutricionista Flávia Figueiredo, especialista em Nutrição Clínica Funcional, de Goiás, os aplicativos ajudam a não sair da linha e ainda a acelerar os resultados. "Mas é preciso cuidado para não depositar toda a esperança nesses aparatos, já que o fundamental para um emagrecimento saudável é a reeducação alimentar aliada à prática de exercícios físicos e a força de vontade", lembra a profissional. Confira as novidades e os dispositivos mais utilizados para reduzir peso e medidas.

Balança inteligente
Mais do que informar o peso, a recém-lançada balança Fitbit Aria Wi-Fi Smart Scale ajuda na motivação para atingir a sua meta. Ela alimenta o seu perfil no site do Fitbit com dados sobre o seu peso, percentual de gordura no corpo e IMC (Índice de Massa Corpórea). Com isso, é possível acompanhar em gráficos a evolução da dieta.

Já para quem que evitar levar sustos ao pisar na balança, a Quantum pode ser uma boa opção. A balança só informa o que você ganhou ou perdeu desde a última vez que pesou, sem revelar o peso total. Isso deixa mais evidente as pequenas conquistas ao longo da dieta, já que a perda de peso saudável acontece de forma gradual.

Aplicativo do Dieta e Saúde
Com mais de 500 mil downloads em 2011, o aplicativo do Dieta e Saúde para iPhone é o mais baixado na app store brasileira na área de Saúde e Fitness. Ele é gratuito e disponibiliza as informações nutricionais de mais de quatro mil alimentos (calorias, carboidratos, proteínas e gorduras). Além disso, envia uma avaliação de peso atual, peso ideal e IMC e acompanha a evolução no processo de perda de peso. Caso você utilize o programa de emagrecimento do Dieta e Saúde, também poderá consultar a quantidade de pontos que cada alimento possui para montar o cardápio ideal. Há versões disponíveis também para iPad e Android.

Atividade física controlada
Quer uma forma fácil de saber se todo esforço físico que você faz diariamente - desde esportes até tarefas cotidianas - realmente contribui para chegar ao peso ideal? O Core Armband, da Bodymedia, faz um relatório que conta queima de calorias, temperatura do corpo, passos dados e até duração e eficiência do sono. Outro aparelho que tem a mesma função é o FitBit que, por ser pequeno, é prático de ser utilizado durante a corrida e outros esportes.

Videogame amigo da dieta
Jogos deixam a meta de emagrecer mais divertida e são ideais para pessoas que preferem praticar atividade física dentro de casa. Há exercícios que imitam os realizados em academias - com pesos e bolas - ou até mesmo opções que misturam jogos tradicionais (como "tetris") com atividade física para queimar mais calorias. Confira algumas sugestões:

-The Biggest Loser para XBox Kinect
-Wii Fit Plus com Balance Board
-Your Shape: Fitness Evolved para computador

Postura correta, menos barriga
Deixar a coluna corretamente alinhada é importante para não deixar a barriga mais saliente e parecer mais gordo. O iPosture foi desenvolvido para emitir pequenas vibrações a cada vez que a sua postura não estiver correta, lembrando de corrigi-la. Com uma polegada de diâmetro, ele é prático para ser utilizado por baixo da roupa durante o dia inteiro.

My Fitness Pal
O aplicativo My Fitness Pal - disponível para Apple, BlackBerry, Windows Phone e Android - tem diversas utilidades. Na parte nutricional, ajuda a contar as calorias das refeições e oferece mais de 600 mil sugestões de receitas light. Na parte de exercícios, ajuda a computar as atividades físicas realizadas. Além disso, o aplicativo permite que seus amigos do Twitter e Facebook ajudem a motivá-lo a continuar na dieta. Outro aplicativo parecido é o Noom Weight Loss, exclusivo para Android, que utiliza o sistema GPS ou o pedômetro para calcular a intensidade de seus exercícios.

Exercícios que cabem no bolso
A desculpa de falta de dinheiro ou preguiça de sair de casa para se exercitar não é mais válida com o aplicativo Jefit, para Android e iPhone. O dispositivo possui mais de 300 exercícios - todos didáticos e ilustrados - para ajudar a perder peso com saúde. O aplicativo é indicado, principalmente, a quem quer investir na musculação para perder massa gorda e ganhar massa magra.

Fonte: Minha Vida

qrc:///tray_popup/win/index.html#