A banha de porco é vilã da alimentação saudável?

Imagem retirada de https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/campo-e-lavoura/noticia/2019/06/a-banha-de-porco-e-vila-da-alimentacao-saudavel-cjwi6888f02ue01oif1wge6dd.html
Imagem retirada de https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/campo-e-lavoura/noticia/2019/06/a-banha-de-porco-e-vila-da-alimentacao-saudavel-cjwi6888f02ue01oif1wge6dd.html

Não podemos dizer que a gordura suína é vilã da alimentação saudável. Ela contém 40% de ácidos graxos saturados, 12% de ácidos graxos poli-insaturados e 48% de ácido graxo monoinsaturado que é igual ao ácido graxo do azeite de oliva. Comparada aos óleos vegetais, a gordura suína só não é melhor que azeite de oliva extra virgem e óleo de amendoim. É preciso cuidado com a procedência da banha, prefira de lojas que vendem produtos artesanais e que sejam de confiança.

É importante lembrar que todas as gorduras e óleos têm grande percentual de lipídios na sua composição e são muito calóricas — um grama de lipídio fornece nove quilocalorias. Cada alimento fonte de lipídio apresenta diferentes de ácidos graxos em percentuais diversos.Os lipídios são formados por ácidos graxos e estes podem ser classificados em saturados e insaturados (monoinsaturados e poli-insaturados).

Para manutenção da nossa saúde, devemos consumir os três tipos de ácidos graxos na alimentação diária. Essas substâncias  exercem funções variadas em nosso organismo: compõem todas as membranas celulares, são importantes na proteção dos  órgãos, mantêm a temperatura corporal e fornecem energia.  

Para uma alimentação saudável, o importante é o equilíbrio, sem exageros, e a diversidade de alimentos na dieta evita deficiência de nutrientes.

Fonte: Gaúcha ZH

qrc:///tray_popup/win/index.html#