Açúcar mascavo: benefícios e como consumir

O que é açúcar mascavo
O açúcar mascavo é um tipo de açúcar de cor amarronzada e sabor semelhante ao da cana-de-açúcar, com objetivo de ser mais saudável.

Ele não passa por nenhum processo químico de refinamento, isso faz com que algumas vitaminas e minerais sejam preservados, e com que a sua tonalidade seja mais escura, resultando na cor marrom.

O preço do açúcar mascavo pode variar dependendo da região, mas em média, um pacote de meio quilo custa entre R$ 8 e R$ 12.

Benefícios do açúcar mascavo
Por ser um açúcar que não passa por processos químicos de refinamento, o mascavo se diferencia do açúcar refinado pois possui melhores benefícios para a saúde, conseguindo conservar muitas características da cana-de-açúcar.

Já o açúcar refinado perde muitos nutrientes durante o seu processo químico de branqueamento e refinamento.

De acordo com o nutrólogo Fernando Cerqueira, em 100 gramas do mascavo existem 85 mg de cálcio, 29 mg de magnésio, 22 mg de fósforo e 346 mg de potássio. Já no caso do açúcar refinado, ele consegue conservar pouquíssima quantidade desses nutrientes citados, cerca de apenas 2 miligramas.

Outro benefício do açúcar mascavo é que ele tem menos calorias quando comparado ao açúcar refinado. "Além disso, esse açúcar possui antioxidante que protege as células do nosso corpo", ressalta o nutrólogo.

Como usar o açúcar mascavo na alimentação
A nutricionista Marcela Pinsetta Marques indica utilizar o açúcar mascavo para substituir o açúcar branco, para adoçar bebidas, preparar bolos, sobremesas, geleias, entre outros.

"Como o açúcar mascavo tem um sabor característico, ele pode conferir tal sabor a preparação e não ser bem aceito por todas as pessoas", explica a especialista.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a quantidade diária de consumo não ultrapasse 5% do total de calorias diárias.

"Se considerarmos um adulto que consome cerca de 2.000 kcal/dia, isso representa um consumo diário máximo de 200 kcal/dia vinda do açúcar, sendo o ideal 100 kcal/dia. Isso vale para qualquer tipo de açúcar, seja o açúcar branco, demerara ou mascavo", exemplifica a nutricionista Marcela Marques.

Duas colheres de sobremesa de açúcar mascavo já equivalem às 100 kcal.

Quem é diabético pode usar açúcar mascavo?
Diabéticos podem consumir o açúcar mascavo, porém em pouca quantidade. "Todo o consumo de açúcar deve ser controlado e supervisionado por um médico endocrinologista e/ou nutricionista", recomenda a especialista Marcela.

Mascavo e demerara: qual açúcar é melhor?
O açúcar mascavo é considerado melhor do que o açúcar demerara, por conta do seu valor nutricional. O nutrólogo Fernando Cerqueira explica que ele se destaca por não passar por todos os processos químicos que os outros tipos de açúcares costumam passar. Por por outro lado, o açúcar demerara tem um gosto melhor em comparação ao mascavo.

NaturalSPA
qrc:///tray_popup/win/index.html#