Água de coco: benefícios para a sua saúde

A água de coco é um líquido de sabor adocicado presente no interior do coco. A bebida é muito refrescante e de baixa caloria, ou seja, 100 ml do suco contém 22 kcal.

Este isotônico natural é rico em nutrientes como sódio, potássio, fósforo, cálcio, magnésio, vitamina C e do complexo B (B1, B2 e B5). Além disso, é uma bebida que possui antioxidantes e proporciona muita hidratação para o corpo.

Benefícios da água de coco
-Reduz a pressão arterial e risco de doença cardíaca
-Previne aterosclerose
-Facilita as funções renais
-Protege contra vários tipos de câncer
-Melhora a digestão
-Ajuda no controle do níveis de glicemia no sangue
-Melhora a circulação sanguínea
-Deixa o sistema imunológico mais ativo
-Possui propriedades anti-envelhecimento
-Preserva as bactérias boas para a saúde.

A água de coco apresenta uma associação de substâncias que a deixam ainda mais potente quando o assunto é benefício. Ela é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência.

"Por mais que a característica hidrante dessa bebida seja a mais famosa, os benefícios que ela traz à saúde não param por aí. A água de coco, promove o equilíbrio da química corpórea, beneficiando a saúde como um todo", ressalta o nutrólogo Wilson Rondo Junior.

A água de coco é uma excelente opção de bebida para o verão, principalmente para esportistas. Isso porque, segundo o nutrólogo, ela atua como repositor de eletrólitos, substância que protege contra cãibras e melhoram o desempenho físico, sendo mais eficiente para a reposição de alguns nutrientes perdidos na transpiração do que a própria água.

Quantidade recomendada
De acordo com a nutricionista Simone Silva, não existe uma quantidade diária recomendada para o consumo de água de coco, mas é importante se atentar as patologias. "Lembre-se que a hidratação não deve ser somente com esse tipo de líquido", recomenda a especialista.

Contraindicações
Assim como qualquer outro alimento, a água de coco em excesso faz mal. "Indivíduos com problemas renais, hipertensos e diabéticos devem ficar atento a quantidade consumida diariamente, pois a água de coco possui sódio e frutose que deve ter seu consumo controlado neste casos" esclarece a nutricionista Simone Silva.

Vale ressaltar também, que a bebida possui potássio e quando ingerida em excesso pode alterar o ritmo cardíaco e causar fraqueza muscular.

NaturalSPA
qrc:///tray_popup/win/index.html#