Alimentação saudável: o caminho certo para o emagrecimento

Imagem retirada de https://clmais.com.br/alimentacao-saudavel-o-caminho-certo-para-o-emagrecimento/
Imagem retirada de https://clmais.com.br/alimentacao-saudavel-o-caminho-certo-para-o-emagrecimento/

Não adianta, você pode até tentar fugir da alimentação saudável, mas é o principal ingrediente para um emagrecimento responsável, sem caminhos curtos. Realizar uma dieta para emagrecer é com controle de calorias. Mas, essas calorias, deverão ser de fontes naturais para equilibrar os nutrientes do corpo, evitando fraquezas, cãibras musculares ou até mesmo fome.

Isso começa com os alimentos naturais. Eles propiciam saúde, prevenção, bem-estar e, consequentemente, evitam a obesidade. De acordo com a nutricionista funcional e fitoterápica, e aromaterapeuta Fernanda Andrade, são os naturais que estão na sua composição mais pura e, assim, não possuem ingredientes que engordam, como açúcar, sal, aditivos, conservantes, gorduras trans e muitos outros Mas o que se pode comer ou tomar para dar início a uma dieta balanceada? Confira a seguir algumas dicas da nutricionista.

Chás
Existem vários tipos de chás, como o verde, chimarrão, de gengibre, de cavalinha, de amora, etc. As ervas possuem um poder imenso em nossa saúde, por isso, é necessário manter cautela, nada de excesso.

O que eles têm em comum: são diuréticos e auxiliam na eliminação da gordura, por isso, vamos muitas vezes ao banheiro. Sobre a quantidade, nunca passe de 3 a 4 xícaras por dia. Todo chá possui sua cota de consumo e modo de preparo.

Chá de gengibre, por exemplo, não é indicado para quem sofre de problemas na tireoide, por atuar nos hormônios tireoidianos, chá-verde, chimarrão, chá-preto, vermelho, branco, café, contém altas taxas de cafeína. O corpo se adapta muito rápido à cafeína e para você obter os efeitos dela precisará aumentar a dose. Aumentar muitas vezes não é indicado. Se você possui problemas cardíacos, deve-se controlar na ingestão. Lembrando-se que altas taxas de cafeína levam à palpitação.

Chás com camomila, mulungu, maracujá, por sua vez, são calmantes e ótimos para melhorar a qualidade do sono, sendo assim, indicados para antes de dormir. Se for ingerir de dia, é bem provável que virá uma sonolência enorme.

Modo de preparo
Se for folha, deve ser por infusão (na água pré fervida, adicione as folhas, abafe, espere no máximo 10 minutos, coe e sirva); se forem caules, sementes e raízes, fazer por decocção (na água fervente, adicione a parte da planta em questão, abafe, espere por uns 10 minutos, coe e sirva).

Alimentação
Procure maneiras de consumir legumes e verduras da forma que mais gostar. Algumas pessoas adoram esses alimentos crus e nunca comeram antes, pois quando passaram a provar viram que era só mudar do cozido para cru. Pode misturar com alimentos quentes, comer a salada junto com feijão e arroz, por exemplo.

Além de vegetais, frutas e legumes, no emagrecimento é interessante consumir alimentos naturais com bastante fibras, pois oferece saciedade e não terá fome logo em seguida. Aposte também em temperos naturais (salsinha, cebolinha, pimentas, alho, cebola).

Alerta!
Segundo Fernanda, as pessoas não gostam de ouvir, mas é a pura verdade: não existe receita de emagrecimento. “Se existisse, não iríamos ter a obesidade como problema saúde pública mundial”, ressalta a especialista.

O que ela sempre indica é procurar saber por que é difícil se controlar nos alimentos. Será que aconteceu algo no passado? Durante a infância? Ou algo está lhe deixando em estado de ansiedade ou tristeza, aí começa a passar a comer muito para aliviar a tensão? “Procure ter amizades que te auxiliem nesse processo de emagrecimento, muitos irão te puxar e desanimar, mas é aí que precisa rever algumas coisas na sua vida e procurar amizades que gostem de te ver feliz”, finaliza.

Fonte: CL Mais

qrc:///tray_popup/win/index.html#