Aprenda como aproveitar a Páscoa sem atrapalhar a dieta

A Páscoa, data considerada por muitos como a mais importante celebração da religião, é também conhecida por proporcionar tradicionais almoços em família e deliciosas degustações de chocolate. Para não sair da forma na ocasião, a academia Contours, rede internacional de academias exclusiva para mulheres, reuniu dicas de duas profissionais para que esta data especial não atrapalhe a dieta e os cuidados com o corpo.

Como é difícil não exagerar e não consumir o chocolate nesta época, a nutricionista Carolina Malheiro recomenda que mesmo com tantas opções, o ideal é não abusar e realizar três refeições principais e dois lanches. Desta forma, evita-se ficar muito tempo em jejum e com vontade incontrolável de comer. A nutricionista explica: “Eu sempre oriento que as refeições sejam iniciadas por um bom prato de salada, pois ela dará saciedade e evitará o excesso com os alimentos mais calóricos. Além disso, indico não ingerir muito líquido durante as refeições e dar preferências aos sucos naturais de abacaxi, acerola, limão ou maracujá sem adição de açúcar”.

Carolina indica substituir bolos, tortas e sorvetes pelo chocolate, sempre após as refeições principais, como sobremesa. Dessa forma, a presença de fibras e outros nutrientes farão com que a absorção não seja imediata. No entanto, a nutricionista alerta: “Os ovos de páscoa de um modo geral são preparados com muito açúcar e gordura, nutrientes que em excesso podem prejudicar a saúde”.

A nutricionista indica os tipos mais escuros, como o meio amargo que possui 70% de cacau ou os chocolates de soja, para não exagerar e ter problemas de colesterol alto.

E para quem exagerar?
Para quem passou um pouco do limite na comilança, a consultora de desenvolvimento da Luciana Caetano dá algumas dicas que podem fazer a diferença tentadora.

“O grande segredo para evitar o ganho de peso é gastar mais energia do que ingerir calorias. Para isso, os exercícios são fundamentais nesse processo e os aeróbicos são os mais recomendados, diz Luciana”, afirmou.

“Caminhar, correr, nadar e pedalar são excelentes, pois além de acelerar a queima de calorias permitem a prática em qualquer lugar. Além disso, o ideal é se exercitar no mínimo 30 minutos, três vezes por semana”, concluiu a professora.

Fonte: eBand

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