Babosa: planta melhora o sistema imunológico e emagrece

Imagem retirada de https://www.tuasaude.com/babosa/
Imagem retirada de https://www.tuasaude.com/babosa/

A Aloe Vera, conhecida popularmente como babosa, é uma planta que pode ser encontrada com facilidade na composição de cosméticos e outros produtos para utilização dermatológica, assim como possivelmente está presente no jardim da sua casa. Além de suas propriedades que favorecem a regeneração e o rejuvenescimento da pele, a Aloe Vera oferece melhorias no sistema imunológico, perda de peso e maior controle sobre doenças crônicas, como hipertensão e diabetes e, devido a esses benefícios, passou a ser consumida como bebida.

Cultivada em países como Grécia, Egito, Índia, México, Japão e China, a planta milenar é de origem africana e tem seu nome originado das palavras "Alloeh" que, em árabe, significa "substância brilhante", e "Vera", que em tradução do latim quer dizer "Verdade". Chamada de "planta da imortalidade" pelos egípcios, a Aloe Vera era usada por Cleópatra e Nerfetiti em seus tratamentos de beleza e por Alexandre, o Grande, e Cristóvão Colombo para socorrer soldados feridos, de acordo com alguns registros históricos.

Mas, afinal, o que a Aloe Vera contém?
A planta possui um formato triangular e folhas serrilhadas. Não é um formato muito amistoso, porém, traz como benefícios a vitamina A, que ajuda no combate ao envelhecimento da pele, recuperação dos fios de cabelo e no bom funcionamento dos olhos, vitamina C e E, que são dois antioxidantes que mantém a jovialidade da pele e cuidam da saúde vascular, e a vitamina B12, que melhora a metabolismo e previne de doenças cardíacas. A Aloe Vera também possui sais minerais (como o cálcio, o magnésio, o sódio, o potássio e o zinco), fibras, enzimas, hormônios e outros nutrientes. Somando tudo, são 75 componentes ativos.

A literatura científica mostra que a planta possui efeitos positivos na digestão, redução de pressão arterial, diabetes e colesterol, ação antibacteriana e anti-inflamatória, além de trazer alívio para as vias respiratórias e atuar na prevenção e combate de células cancerígenas.

A Aloe Vera também é capaz de impulsionar o emagrecimento, uma vez que suas propriedades medicinais ajudam na eliminação de impurezas que se acumulam no organismo, agilizando o trânsito intestinal e aumentando a absorção de nutrientes. O resultado de um corpo funcionando de maneira mais limpa e saudável deve ser sentido na perda de peso, desde que haja o acompanhamento de uma dieta leve e balanceada.

Lembre-se de que o suco de Aloe Vera é um recurso extra para cuidar da saúde e forma física. Mesmo com todas as vantagens que a Aloe Vera oferece, é sempre importante consultar um profissional de saúde para avaliar se é necessário o consumo da planta e qual seria a melhor forma de ingestão para aproveitar seus benefícios.

Por fim, é importante destacar que, embora pesquisas tenham demonstrado várias indicações como terapia adjuvante, há ainda afirmações controversas e, portanto, são necessários mais estudos sobre a real eficácia do Aloe Vera.

Fonte: Minha Vida

qrc:///tray_popup/win/index.html#