Beber café diariamente diminui as chances de reincidência de câncer de cólon

Imagem retirada de http://www.saudedica.com.br/os-10-beneficios-do-cafe-para-saude/
Imagem retirada de http://www.saudedica.com.br/os-10-beneficios-do-cafe-para-saude/

 O consumo de café do tipo cafeinado pode ajudar a prevenir o retorno do câncer de cólon depois do tratamento, melhorar as chances do próprio tratamento funcionar, além de aumentar a expectativa de vida da pessoa que teve este tipo de câncer, de acordo com um estudo realizado pelo Instituto do Câncer Dana-Farber.

O estudo incluiu aproximadamente mil pessoas que foram tratados previamente com cirurgia e quimioterapia para o estágio III do câncer de cólon. Elas preencheram um questionário sobre o seu padrão alimentar, inclusive a quantidade de café ingerida, durante a quimioterapia e outro cerca de um ano após o seu término.

Os pesquisadores concluíram que as pessoas que beberam quatro ou mais xícaras de café por dia, o que representa cerca de 460 miligramas de cafeína, apresentaram 42% menos chance de retorno do câncer e tinham 33% menos chance de óbito em decorrência do câncer ou de qualquer outra causa de saúde. Ingerir duas ou três xícaras ao dia trouxe benefícios mais modestos, segundo os cientistas.

Apesar dos pesquisadores terem concluído que as pessoas que ingeriam quatro xícaras de café tinham um menor risco de recorrência do câncer e uma expectativa de vida significativamente maior e os resultados serem encorajadores, eles ainda estão relutantes em recomendar a ingestão do café para quem ainda não o consome regularmente até que outros estudos corroborem na comprovação do benefício. Por enquanto eles apenas recomendam que pessoas que já bebem café e estão em tratamento contra o câncer de cólon não parem de ingerir a bebida. Mas, se a pessoa não tem o costume de beber café e está pensando em começar, segundo eles, é melhor conversar com o médico primeiro.

Este estudo também apoia os resultados de outras pesquisas sobre os benefícios do café no tratamento e prevenção de diversos tipos de câncer, inclusive melanoma, câncer de mama após a menopausa, câncer de fígado e câncer de próstata, além de prevenir o desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Ainda não se sabe exatamente, contudo, como a cafeína consegue favorecer o organismo de tantas formas. Uma das hipóteses é que o consumo de café aumenta a sensibilidade do corpo à insulina, fazendo com que o corpo não precise a produzir em tanta quantidade, o que poderia reduzir as inflamações, que são um fator de risco para o diabetes e o câncer. Mas não se engane, para realmente aproveitar os benefícios do café para a saúde também é necessário ter hábitos saudáveis, como se exercitar regularmente e ter uma dieta equilibrada.

Fonte: Minha Vida

qrc:///tray_popup/win/index.html#