Cada grama extra de sal aumenta em 25% o risco de obesidade

Imagem retirada de http://www.refimosal.com.br/blog/
Imagem retirada de http://www.refimosal.com.br/blog/

O consumo em excesso de sal favorece a obesidade. É o que aponta um estudo publicado na revista científica Hypertension. Os pesquisadores concluíram que a cada grama extra consumido de sal o risco de obesidade aumenta em mais de 25%, tanto em crianças quanto em adultos. O risco de obesidade ocorreu independente da quantidade de calorias ingeridas.

Participaram do estudo 458 crianças e 785 adultos e foi observada uma associação significativa entre o consumo de sal, a circunferência da cintura e a porcentagem de gordura no corpo.

Nas crianças os pesquisadores notaram que cada grama extra de sal aumentou o risco de obesidade em 28%, enquanto nos adultos as chances de obesidade cresceram 26% com a mesma quantidade a mais.

Os cientistas ainda não entenderam por que o sal favorece a obesidade e afirmam que são necessários mais estudos para compreender esta relação. A quantidade recomendada de sal por dia é no mínimo 3 gramas e no máximo 6 gramas por dia. O excesso de sal também favorece a hipertensão.

Fonte: Minha Vida

qrc:///tray_popup/win/index.html#