Café depois do almoço deve ser evitado; veja por quê

imagem retirada de https://epocanegocios.globo.com/Vida/noticia/2017/07/consumir-cafe-aumenta-longevidade-apontam-pesquisas.html
imagem retirada de https://epocanegocios.globo.com/Vida/noticia/2017/07/consumir-cafe-aumenta-longevidade-apontam-pesquisas.html

Muitas pessoas têm o hábito de tomar um cafezinho após o almoço. Mas, o ato que parece inofensivo pode não ser tão saudável quanto pensamos. Isso acontece porque a cafeína é um estimulante e seu consumo deve ser controlado.

Nas palavras do nutrólogo Roberto Navarro, bioquimicamente falando a cafeína é classificada como alcaloide e é possível encontrarmos diversas plantas que possuem a substância em sua composição.

Dessa forma, em bebidas e alimentos com erva mate, guaraná, cacau e cola também é possível encontrarmos a cafeína. Então, o cuidado não deve ser apenas voltado para o café, mas para essas categorias também.

Isso porque, segundo a nutricionista funcional Patrícia Davidson Haiat em vídeo no seu canal do YouTube, o problema da cafeína é que ela aumenta a produção de adrenalina e cortisol.

E "o cortisol é vulgarmente conhecido como hormônio do estresse, porque é isso que ele provoca no nosso corpo. Os altos níveis de estresse provocam ansiedade, nervosismo e irritabilidade em quem excede a quantidade ideal de cafeína", explica Patrícia.

Limite de café por dia
Você deve estar se perguntando qual é a quantidade ideal de café ou cafeína que podemos consumir. Mas a nutricionista funcional responde: não existe. De acordo com ela, cada pessoa processa a cafeína de uma forma diferente no organismo, algumas mais lentas e outras de forma mais rápida.

Entretanto, não significa que as pessoas que consomem a cafeína de forma mais rápida devem consumi-la em maior quantidade. ?Até porque, o café faz a gente perder alguns minerais importantes, como é o caso do ferro?, explica Patrícia.

E a nutricionista alerta: pessoas que têm o hábito de tomar o café ou qualquer outra bebida com cafeína (como os chás gelados e refrigerantes) durante as refeições, têm mais chances de desenvolverem anemia.

Sintomas do excesso de cafeína
Ainda em seu vídeo, Patrícia Davidson aponta quais são os sintomas de excesso de cafeína que devemos estar atentos:

- Insônia
- Palpitação
- Dores de cabeça

"Pessoas que têm enxaqueca com frequência ou dor de cabeça semanais, devem evitar o consumo da cafeína", recomenda Patrícia.

Melhor hora para tomar café
O recomendado pela nutricionista é para de consumir até às duas horas da tarde. ?Pessoas que metabolizam a substância de forma muito lenta, podem ficar com a cafeína ingerida de manhã por até 14 horas em sua circulação.

Sendo assim, o consumo mesmo feito de manhã ou de tarde pode atrapalhar a pessoa a pegar no sono ou influenciar em sua qualidade, fazendo com que a pessoa acorde várias vezes durante a noite.

"O problema é que no dia seguinte a pessoa acorda sem energia alguma, totalmente indisposta e aí volta a tomar café para melhorar a disposição e acaba entrando em um ciclo vicioso", finaliza Patrícia.

Fonte: Minha Vida

qrc:///tray_popup/win/index.html#