Ciência descobre melhor forma de preparar o brócolis e potencializar benefícios

Imagem retirada de https://www.infoescola.com/plantas/brocolis/
Imagem retirada de https://www.infoescola.com/plantas/brocolis/

O brócolis é ótima fonte de ácido fólico, antioxidantes, fibras, cálcio e vitaminas A e C. Diversos estudos científicos apontam os benefícios dos brócolis à saúde: proteger o coração, melhorar o funcionamento do intestino e até reforça a imunidade. Para ajudar, existem algumas formas de preparar o brócolis que ajudam a manter grande parte dos benefícios, já que se feito da maneira "errada", pode diminuir os efeitos benéficos.

Sabendo disso, um grupo de pesquisadores chineses começaram a estudar a melhor forma de preparar o brócolis. De cara, descartaram o jeito mais comum, cozinhar na água ou vapor. O estudo conclui que o calor reduz a presença de glucosinolato e mirosinase.

A conclusão é simples: o melhor é comer as flores cruas mesmo. Porém, dar uma mordida na cabeça do brócolis cru não abre o apetite de muita gente. Sendo assim, os chineses começaram a testar alternativas.
Qual é a melhor forma?

A pesquisa conclui que um fator bem importante é cortar o brócolis e esperar um tempo antes de prepará-lo. A pesquisa analisou as substâncias presentes no vegetal em três situações: cru; salteado durante quatro minutos logo depois de cortado; e salteado pelo mesmo tempo, mas após descansar 90 minutos. O resultado foi surpreendente:
- O vegetal que foi preparado imediatamente teve 2,8 vezes menos sulforafano (um antioxidante que reduz a produção de glicose pelo fígado) do que o deixado para se "desenvolver" por mais tempo.

Opinião do especialista
"Para preservar ao máximo os nutrientes dos brócolis, prefira prepará-lo cozido ou no vapor, mas mantendo a sua característica para preservar as fibras", afirma a nutricionista Karina Barros, da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad). Temperar com alho e azeite dá um sabor especial ao vegetal, mas, se ainda assim não agradar o paladar, vale inclui-lo em sopas, suflês ou no preparo do arroz.

Fonte: Minha Vida

qrc:///tray_popup/win/index.html#