Crossfit ou lutas: qual tem mais risco de lesão?

Imagem retirada de https://minhavida.com.br/fitness/materias/35457-crossfit-ou-lutas-qual-tem-mais-risco-de-lesao
Imagem retirada de https://minhavida.com.br/fitness/materias/35457-crossfit-ou-lutas-qual-tem-mais-risco-de-lesao

O crossfit é um esporte de alto rendimento (performance) que trabalha todas as partes do corpo. Da mesma forma, as modalidades de lutas em geral também se enquadram como alto rendimento. Inclusive, ambos trabalham as mesmas capacidades: força, resistência, flexibilidade e principalmente potência. Mas será que algum é mais perigoso em relação a lesões?

Benefícios e lesões
Os principais benefícios do crossfit são a melhora das capacidades de força, resistência, flexibilidade e principalmente potência do indivíduo. Ele leva a pessoa sempre ao "máximo do seu máximo", ou seja, promove uma intensidade e uma sobrecarga que está sempre no limite do corpo.

As lesões mais associadas a esse tipo de exercício são nas articulações dos ombros, cotovelos e joelhos são as mais comuns, geradas pela sobrecarga articular. Tudo isso devido à a intensidade dos treinos.

Já as lutas em geral melhoram as funções metabólicas, como a resistência cardiovascular, o número de mitocôndrias, o vo2Max (capacidade máxima de oxigênio), e diminui aa frequência cardiaca de repouso. As lesões mais associadas a lutas são nas articulações e fraturas por pancada.

Crossfit x lutas
Portanto, a resposta é não. Dentre os dois, não há uma modalidade que oferece mais risco. Isso porque tudo depende da intensidade e da forma como os exercícios são realizados. Tanto o crossfit quanto alguma luta estão sujeitos a ocasionar lesões. Os dois possuem riscos de lesões, independente do tipo de luta e do treino de crossfit feito.

Tudo vai variar de acordo com a forma em que você pratica o exercício e de outros fatores como:

- Nível de treinabilidade do indivíduo
- Periodização adequada dos treinos
- Intensidade dos treinos
- Individualidade biológica, etc.

O importante mesmo é sempre prevenir. E isso pode ser feito a partir de uma periodização adequada de treinos tanto no crossfit quanto nas lutas, tudo em conjunto com um trabalho na musculação.

Fonte: Minha Vida

qrc:///tray_popup/win/index.html#