Durma bem e viva melhor ainda

Acredite no velho conselho da sua avó: uma boa noite de sono pode fazer milagres pela saúde, beleza e silhueta. Um estudo da Universidade Case Western Reserve, em Ohio, nos Estados Unidos, mostrou que mulheres que dormem cinco horas ou menos por dia têm 32% mais chances de engordar em comparação às que dormem por, no mínimo, sete horas.

Se aliado a atividades físicas e alimentação adequada, o organismo bem descansado trabalha ainda mais acelerado para a queima de calorias. "Quando não dormimos o suficiente, o metabolismo fica mais lento, pois entende que precisa economizar energia. Já se dormirmos uma média de oito horas todos os dias, o organismo entende que pode gastar força e funciona normalmente", explica a nutricionista Márcia Curzio.

Rosana Radominski, endocrinologista e presidente da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), diz que em longo prazo, além do excesso de peso, as noites mal dormidas podem contribuir para o aparecimento de hipertensão arterial e da depressão.

A falta de sono ainda pode interferir no humor. "As dificuldades podem gerar sérias consequências em uma rotina diurna, como cansaço, sonolência, irritabilidade, ansiedade, perda da memória de fatos recentes e lentidão do raciocínio", explica a psicóloga Catia Alves de Oliveira.  

Recarregando a bateria
O sono é um processo cíclico de quatro etapas até o estágio do sono REM, quando acontecem os sonhos. É nesse momento em que o corpo está 100% relaxado, se recuperando do desgaste físico do dia. Curiosamente, enquanto descansamos, o cérebro trabalha a todo vapor.

Durante as horas de sono ocorre a síntese de proteínas responsáveis pelo desenvolvimento das conexões neurais, aprimorando habilidades como memória e aprendizado. Pela noite, o cérebro faz uma varredura entre as informações acumuladas, guardando aquilo que considera primordial, descartando o supérfluo e fixando lições que aprendemos ao longo do dia. Por esse motivo, quem dorme pouco pode apresentar dificuldade para se recordar de coisas básicas.  
Durante o sono recarregamos nossa bateria - Foto: Getty Images

As pessoas que não conseguem completar os ciclos de sono até a fase do sono REM, acordando antes por algum motivo, estão inclusas na lista de quem tem distúrbios relacionados ao sono. Essa "falha" cria a sensação de nunca ter descansado o suficiente.

Segundo o homeopata Yechiel Moises Chencinski, o sono serve como combustível para o corpo. "Um bom dia começa por uma boa noite de sono, pois é com ela que recarregamos nossas baterias. Como não estamos em nossa atividade plena, nossas funções ficam em ritmo mais lento durante o sono e o corpo pode se preparar para a batalha do dia seguinte".

Instituto do Sono dá dicas para dormir bem:
1. Horário regular para dormir e despertar.
2. Ir para a cama somente na hora dormir.
3. Ambiente saudável.
4. Não fazer uso de álcool próximo ao horário de dormir.
5. Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica.
6. Não exagerar em café, chá e refrigerante.
7. Atividade física em horários adequados e nunca próximo à hora de dormir.
8. Jantar moderadamente em horário regular e adequado.
9. Não levar problemas para a cama.
10. Atividades repousantes e relaxantes após o jantar.

Fonte: Minha Vida

qrc:///tray_popup/win/index.html#