Horário das refeições pode ajudar a emagrecer: entenda

Imagem retirada de https://veja.abril.com.br/saude/comer-na-hora-certa-e-o-segredo-para-nao-engordar-diz-estudo/
Imagem retirada de https://veja.abril.com.br/saude/comer-na-hora-certa-e-o-segredo-para-nao-engordar-diz-estudo/

Um estudo da Universidade de Surrey, na Inglaterra, investigou o impacto da mudança dos horários das refeições sobre a ingestão alimentar, a composição corporal e sobre os marcadores de risco para diabetes e doenças cardíacas. A pesquisa durou 10 semanas e foi liderado pelo pesquisador Jonathan Johnston.

Os participantes foram divididos em dois grupos: aqueles que adiaram o café da manhã em 90 minutos e jantaram 90 minutos mais cedo, fazendo um tipo de jejum intermitente; e aqueles que fizeram as refeições normalmente (grupo de controle). Foram solicitados aos participantes amostras de sangue e eles tinham que completar diários de dieta antes e durante a intervenção ao longo das 10 semanas, assim como preencher um questionário de feedback imediatamente após o estudo.

Ao contrário de estudos anteriores, os participantes não precisaram manter uma dieta rigorosa e podiam comer livremente, desde que estivessem dentro dos horários determinados. Isso ajudou os pesquisadores a avaliarem se esse tipo de dieta era fácil de seguir na vida cotidiana.

Os pesquisadores descobriram que, aqueles que mudaram os horários de suas refeições perderam, em média, mais do que o dobro de gordura corporal que os participantes do grupo de controle, que faziam suas refeições normalmente.

Embora não houvesse restrições sobre o que os participantes poderiam comer, os pesquisadores descobriram que aqueles que mudaram suas refeições, em geral, comeram menos do que o grupo de controle. Este resultado foi apoiado por respostas do questionário, no qual descobriram que 57% dos participantes notaram uma redução na ingestão de alimentos, seja pela redução do apetite, pela diminuição das oportunidades de comer ou por uma redução nos lanches (especialmente à noite).

"Embora esse estudo seja pequeno, ele nos forneceu informações valiosas sobre como pequenas alterações em nossos horários de refeição podem trazer benefícios para nossos corpos. A redução na gordura corporal diminui nossas chances de desenvolver obesidade e doenças relacionadas, por isso é vital para melhorar nossa saúde geral", diz Jonathan Johnston, pesquisador em Cronobiologia e Fisiologia Integrativa da Universidade de Surrey.

Fonte: Minha Vida

qrc:///tray_popup/win/index.html#