Modere nos petiscos e aproveite o verão sem esconder a barriga

O clima já esquentou e parece te lembrar que, em breve, você vai precisar pôr as manguinhas de fora. A proximidade do verão te encoraja a equilibrar a alimentação e ficar com tudo em cima para vestir os modelitos típicos da estação. "No dia a dia, a tendência é buscar alimentos menos calóricos, com baixa quantidade de gorduras. A preferência é por alimentos mais leves e refrescantes, como saladas e sucos de frutas" , diz a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, apontando mais vantagens para quem quer entrar com o pé direito no verão.

Por outro lado, o clima quente é cheio de armadilhas. Aproveitando as férias na praia, por exemplo, você vai encarar o excesso de calorias das bebidas alcoólicas, dos salgadinhos e dos sorvetes. Os deslizes são capazes não só de comprometer os resultados da sua dieta, como também ter efeito inverso, fazendo o ponteiro da balança subir.

Para escapar ileso das tentações de verão e atingir sua meta de emagrecimento, Roberta montou uma lista cheia de bombas calóricas que costumam rechear a estação. Confira as calorias e os estragos que elas podem fazer no seu plano de chegar em forma ao verão:

- Sorvetes: os de massa são os campeões em gordura e, por isso, mais calóricos que os picolés. Um picolé de morango, por exemplo, contém 52 calorias, enquanto uma bola do sorvete de mesmo sabor tem 88 calorias. Caso não resista a eles, opte sempre versões no palito e de frutas.

- Cerveja: geladíssima, ela refresca o verão de muita gente. O álcool contido nela, no entanto, resulta em excesso calórico. Um grama contém 7 calorias, somando 147 calorias em uma lata de 350 ml. O melhor a fazer é evitar as bebidas alcoólicas, quando o objetivo é enxugar a silhueta. Além de acrescentar muitas calorias ao cardápio diário, elas não fornecem nutrientes importantes ao organismo.

- Caipirinha: a vodka ou a cachaça são ingredientes principais da bebida. Também muito calóricas, elas estão ao lado da cerveja, na lista de tentações de verão que você deve driblar. Para resistir, pense que um copo de caipirinha apresenta 250 calorias.

- Água de coco: ela tem fama de ser calórica e, na verdade, não é. O transtorno à dieta está relacionado ao exagero nas doses, ou ainda, à substituição da água mineral. Não faça a troca e limite-se a dois cocos por dia. Cada copo da bebida tem 45 calorias.

- Petiscos fritos: você vai deparar com as mais diversas opções deles pela praia: pasteizinhos, isca de peixe, camarão, lula e assim por diante. O método como são preparados é o responsável pela multiplicação das calorias. Prefira sempre os alimentos cozidos ou grelhados.

- Queijo coalho: devido à quantidade de gorduras deste tipo de queijo, o valor calórico é bem significativo. Um espeto do queijo assado apresenta 160 calorias. Em vez dele, lance mão de uma espiga de milho cozida.

- Amendoim: assim como castanha do pará, caju, nozes e outras oleaginosas, o petisco típico de verão é rico em gorduras. Tente, ao máximo, não passar o dia beliscando. Um punhado de amendoim, com 30 gramas, contém 90 calorias.

Cuidado com outras arapucas
Não só as tentações típicas de verão podem pôr sua dieta a perder. Alguns hábitos comuns nos dias mais quentes e longos também entram em cena como vilões da boa alimentação. "Um erro frequente é consumir sucos ao longo do dia. Normalmente, as pessoas não associam tal ingestão à quantidade calórica que eles apresentam", cita Roberta. Ela esclarece que, apesar de as frutas serem sempre recomendadas, os sucos não estão liberados. O consumo excessivo pode levar a um desequilíbrio de calorias e nutrientes. Quando a sede bater, beba bastante água , completa.

Os dias mais longos também favorecem a esticadinha do expediente em happy hours com os colegas de trabalho. A nutricionista ressalta que estas situações são perfeitas armadilhas para quem está de dieta, já que o consumo de bebida alcoólica é acompanhado, geralmente, por petiscos fritos ou oleaginosas, como amendoim e castanha. Aproveite a animação dos dias mais longos para se exercitar.

Fonte: Minha Vida

qrc:///tray_popup/win/index.html#