Motivação para treinar: 11 dicas para driblar a preguiça

Você também é daqueles que sente uma leve preguiça ou desmotivação para treinar? Saiba que isso é normal, e muitos estão no mesmo barco. Porém, nem tudo está perdido. Algumas dicas podem fazer a diferença e mandar a preguiça para longe.

A personal trainer Gina Harney, do site WebMD, e outros especialistas ensinam 11 truques para quem quer se exercitar, mas sente muita preguiça, conseguir fazer do exercício um hábito. Confira:

1 - Faça o que gosta
Não ter vontade de treinar pode estar relacionado com estar fazendo algo que não gosta. Caso este seja o seu caso, há diversas opções de atividades fitness para experimentar e você pode achar uma em que se adapte melhor.

2- Comece com treinos curtos
Divida as tarefas em blocos e mantenha frequência dos pequenos treinos. Isso porque treinos longos tendem a ser cansativos e mais entediantes

3 - Ouça música
Colocar uma música animada pode te ajudar a entrar no ritmo e se motivar. Escolha músicas animadas com alta frequência, entre 132 e 140 batimentos por minuto, que estimulam o corpo.

4 - Descubra por que treinar
Encontre sua motivação para treinar. Alguns treinam porque gostam de se exercitar. Mas em geral, as pessoas treinam porque possuem algum objetivo. Qual é o seu? Tire alguns minutos do seu dia e pense quais as razões para você se exercitar. É para ganhar massa muscular? Perder peso? Ter energia para brincar com os filhos? Ter saúde e viver mais? Para cada um, será um motivo diferente.

5 - Horário de treino: qual o melhor?
A dica do educador físico Marcel Gandra, cada pessoa vai sentir qual o melhor horário do dia para exercitar. Algumas se sentem mais motivadas pela manhã, outras preferem à noite para desestressar. Encontre seu horário, que deve ser compatível com sua rotina de trabalho ou estudos.

6 - Não volte para casa
Se você treinar depois do expediente, terminou o trabalho, parta direto para academia. Assim, você não sente a tentação de chegar em casa e se esticar no sofá. Além disso, a prática pode transformar sua visão do exercício como parte das atividades do dia, não algo à parte.

7 - Não treino sozinho
Compromisso com um amigo ou parente é um fator de motivação para praticar exercícios, afirma Marcel. Além disso, exercitar juntos pode ajudar a reforçar os laços de amizade.

8 - Defina metas e recompensas
Faça suas metas mensais e quando alcançá-las se dê recompensas, como um tratamento de spa, um presente que você queira. Assim, você sentirá que está progredindo.

9 - Fim de treino: é a melhor parte
Terminar um exercício traz mais do que satisfação. Se você nunca sentiu aquela energizada após o exercício, deveria tentar. Pense no momento final em que você sente que realizou algo e terá um pico de energia, porque fazer atividade física libera adrenalina, substância que deixa o corpo mais disposto.

10 - Cuidado com o tempo de treino
Se você se sente desmotivado, é possível que seja resultado de uma rotina de exercícios excessiva. Caso seja excesso de exercício, seu corpo provavelmente está indicando que precise de uma pausa.

11 - Comece e faça intervalos
Você costuma desistir porque no meio do treino fica cansado ou não consegue gostar do que gosta? Dê 5 minutos quando a preguiça bater e repense. Se ainda continuar sem vontade, pare. O mais difícil é começar, acredite.

Por que é tão difícil gostar de exercícios?
Apesar dos exercícios físicos promovem sensação de bem-estar por liberar hormônios que dão sensação de prazer, como dopamina, endorfina e noradrenalina, algumas pessoas não se sentem assim. O pensamento de que o exercício é uma obrigação ou são desagradáveis tornam difícil iniciar ou manter uma atividade física.

Confira alguns fatores que podem te impedir de praticar exercícios:

- Falta de disciplina: É preciso ver a prática como uma prioridade, e entender que imprevistos acontecem, mas eles não podem se transformar em algo constante que te impeça de exercitar-se
- Autossabotagem e preguiça: Tentar criar desculpas para justificar a falha, e só adiar a atividade, é uma forma de autossabotagem: a famosa procrastinação
- Ansiedade por resultados: Ter metas inalcançáveis em um curto período de tempo pode estar te motivando, é preciso ser realista
- Não respeitar seu biotipo: Comparar-se com os outros pode aumentar o sentimento de fracasso. É preciso respeitar seu próprio corpo e entender suas limitações
- Vergonha ou assédio: Algumas pessoas podem se sentir envergonhadas ou passar por episódios de assédios em academias. Espantar a vergonha é um desafio a ser superado.

Fonte: Minha Vida

Faça um comentário

Avaliar

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Resultado da Avaliação:

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
0

Deixe o seu comentário:

Comentários

0 Comentários Postados
qrc:///tray_popup/win/index.html#