No Dia Mundial da Saúde, Organização Mundial da Saúde chama atenção para segurança alimentar

No Dia Mundial da Saúde 2015, comemorado no dia 7 de abril, a Organização Mundial da Saúde anunciou que terá como tema principal a segurança alimentar. De acordo com a organização, cerca de dois milhões de pessoas morrem anualmente por problemas ligados a alimentos, como itens contaminados com bactérias, vírus ou substâncias químicas que podem causar mais de 200 doenças, inclusive o câncer.

A ideia da campanha é conscientizar todas as cadeias da produção do alimento usando o slogan ?Da fazenda ao prato, faça a comida segura?. De acordo com a OMS, novas ameaças à alimentação surgem o tempo todo, desde as mudanças na produção alimentícia, até a resistência bacteriana, surgimento de novas toxinas, passando por mudanças ambientais. Além disso, com os avanços do comércio e turismo, é mais fácil com que esse problema se espalhe mais rapidamente.

Para tanto, a campanha defenderá cinco chaves fundamentais para a segurança alimentar:
- Limpeza dos alimentos
- Separação de alimentos crus e cozidos
- Cocção dos alimentos
- Conservação dos alimentos em temperatura segura
- Uso de água potável e matérias-primas de qualidade

A OMS pretende levantar essa bandeira durante todo o ano, e em outubro lançará uma estimativa global da incidência de doenças relacionadas a alimentos.

Fonte: Minha Vida

qrc:///tray_popup/win/index.html#