O glúten deve ser inserido na dieta? Saiba mais

Imagem retirada de https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/bem-estar/sport-life/o-gluten-deve-ser-inserido-na-dieta-saiba-mais,cc862ddb239b3291049762b3bbf9a89c4bjqvwsd.html
Imagem retirada de https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/bem-estar/sport-life/o-gluten-deve-ser-inserido-na-dieta-saiba-mais,cc862ddb239b3291049762b3bbf9a89c4bjqvwsd.html

O glúten é uma proteína presente no trigo, centeio, cevada e na aveia, responsável por dar aquela maciez às massas e pães. A maior parte do glúten que consumimos vem do trigo, que ao longo dos anos foi modificado, bem diferente do trigo de 50-60 anos atrás, com um perfil inflamatório maior.

O curioso é que ao longo do tempo, o consumo de trigo, e consequentemente do glúten, aumentou muito. É muito comum hoje em dia comer pão de manhã, biscoitos nos intervalos, massas no almoço e pães à noite. Então, esse consumo exagerado acabou levando algumas pessoas a apresentarem intolerância a essa substância.

Existe a doença celíaca que a pessoa não pode ingerir glúten de forma alguma e existem os intolerantes, ou seja, que podem consumir traços de glúten, mas não uma quantidade alta. Mas há também aquelas pessoas que não apresentam sequer reação.

Abaixo, conheça alguns alimentos que contém glúten:
- Pães
- Torradas
- Bolachas
- Biscoitos
- Massas
- Bolos
- Cerveja
- Pizza
- Salgadinhos
- Cachorro-quente
- Derivados de leite com aveia
- Hambúrguer
- Barrinha de cereal
- Ketchup
- Maionese
- Molho de soja
- Temperos prontos

"O que acaba acontecendo é a pessoa aumentar o consumo de diversos produtos sem glúten, como pães sem glúten, tapioca, entre outros e isso altera a glicemia e engorda. Não necessariamente, sendo uma boa troca", explica a nutricionista Lívia Hasewaga.

A lista é imensa, por isso é importante estar atento às embalagens dos produtos. Outra boa dica é ir em busca de um profissional da saúde para te orientar, ele te ajudará a tomar a melhor decisão.

Vale lembrar que não adianta tirar o glúten de repente da sua alimentação. De acordo com a nutricionista, devemos evitar o excesso da proteína na dieta, mas para interromper seu consumo totalmente, é preciso buscar orientação de um profissional. Produtos sem glúten, em sua grande maioria, por conterem farinha de arroz, fécula de batata, entre outros, apresentam alto teores de carboidratos e índice glicêmico, que pode ser um problema para quem deseja perder peso.

Fonte: Terra

qrc:///tray_popup/win/index.html#