Raspadinha ou picolé: descubra a opção que cabe na dieta

De limão, morango, uva, groselha, coco: as raspadinhas e os picolés de frutas são sugestões refrescantes e práticas para consumir no verão. À base de água e frutas, as duas receitas são leves e não rendem ameaça à perda de peso. "Só é preciso cuidado com as raspadinhas compradas na rua, normalmente, a receita combina gelo moído e essências ou xaropes de fruta, em vez da fruta em si", afirma a nutricionista Amanda Epifânio, especialista do Minha Vida. Se não tiver açúcar na fórmula, a substituição não compromete as calorias da sobremesa, mas a raspadinha torna-se menos nutritiva. Mas, para garantir a melhor escolha, acompanhe a comparação abaixo, entre picolés e raspadinhas, e veja qual delas cabe na sua dieta.

1. Confira as calorias
De acordo com a nutricionista Amanda Epifânio, uma raspadinha de groselha tem aproximadamente 150 calorias. Mas, se for preparada com leite condensado, este número sobe para 200 calorias (numa porção de 100g). Uma raspadinha natural de frutas, por sua vez, tem cerca de 120 calorias.

Já os picolés de frutas costumam ser levinhos por serem feitos com água e polpa de fruta, variando de 52 calorias (de limão) até 89 calorias (de frutas vermelhas).

Para hidratar o corpo e refrescar a sede, entretanto, as duas opções são recomendadas. "A raspadinha feita com frutas pode até ser mais nutritiva do que um picolé", afirma a nutricionista Rosimeire da Silva, da Clínica Montenegro.  

2. Benefícios
Tomar uma raspadinha antes da prática de esportes evita o superaquecimento corporal e melhora o desempenho na atividade, principalmente se ela for realizada ao ar livre. A conclusão é de um estudo recente, apresentado pela New Zealand Academy of Sport Paul Laursen.

O estudo dividiu os participantes, atletas amadores, em dois grupos: um que tomou água gelada com xarope e outro que ingeriu gelo moído com xarope. O grupo da raspadinha correu 10 minutos a mais do que o do líquido gelado. Os resultados mostram que a sobremesa gelada ajuda no pré-resfriamento do corpo antes do exercício físico.

3. Cuidado com os extras
Se exagerar no leite condensado ou na groselha, as calorias da sua raspadinha vão às alturas. Os xaropes de fruta também podem ser fonte de muito açúcar (procure uma versão à base de adoçantes). As escolhas ficam mais simples no caso dos picolés: geladinhos e simples, eles refrescam sem riscos.

Também é importante dar atenção à procedência dos produtos: na dúvida sobre a higiene no preparo, não pense duas vezes e dê preferência aos picolés industrializados.

"Vale lembrar ainda que somente os picolés de fruta são levinhos. As versões de chocolate ou creme somam em torno de 100 a 300 calorias, tão calóricas quanto uma raspadinha com leite condensado", afirma Rosimeire.

Fonte: Minha Vida

qrc:///tray_popup/win/index.html#