Sopas: esquente-se com elas e mande os quilos embora

Vem chegando o inverno e a vontade de se esquentar se estende à alimentação: bebidinhas quentes, doces, sopas. Nessa onda, a tendência é engordar. Mas os caldinhos que tanto agradam não precisam ser vilões na sua dieta.

"A sopa é benéfica para quem busca emagrecer porque a maior quantidade de água traz uma sensação de saciedade, além de contribuir para a digestão", diz a nutricionista da Unifesp Myriam Najas. Entretanto, a sopa não é garantia de perda de peso, e nem sempre é uma opção magra.

O ideal é que não contenha muitas carnes, massas, óleo no preparo, temperos artificiais e queijo. Mas também não precisa ser aguada nem sem graça: se você quiser engrossá-la e deixá-la mais nutritiva, vale bater no liquidificador ou acrescentar apenas alguns vegetais batidos ao caldo. "Na compra dos ingredientes sempre utilize que estejam na safra e de preferência orgânicos. Durante a preparação nunca jogue a água do cozimento fora , esta caldo é rico em nutrientes", explica a nutricionista Lidiane Martins. Evite o pão como acompanhamento, e caso queira consumi-lo utilize o pão integral. Ervas aromáticas darão o toque especial e adicionam mais sabor e nutrientes.

Se você vive correndo contra o tempo, vale sim colocar macarrão instantâneo, em vez do tradicional, mas evite o tempero que vem com ele, pois contém muito sódio. "As sopas prontas em pó também levam edulcorantes demais, o que acrescenta uma dose de sódio nada saudável à sua dieta", explica Myrian.

Pode todo dia?
Não é recomendável ingerir sopa diariamente, pois isso pode afetar sua mastigação: "a mastigação também faz parte do processo de digestão, é como se ela avisasse o organismo que há um bolo alimentar chegando. Sendo assim, ingerir muito alimento líquido pode, a longo prazo, tornar seu intestino mais lento", diz Myrian. Então, nada de apelar para a dieta das sopas!

Uma ótima alternativa, recomenda a nutricionista, é colocar a sopa como a entrada da refeição principal, como se fosse a salada - rejeitada por muitos nas épocas mais frias. Mas ela deve conter uma boa quantidade de legumes e verduras para ser uma boa substituta. Assim, de quebra, você mata a fome e come menos na refeição principal. Confira receitas que prometem quebrar o gelo deste inverno e dar uma mãozinha à sua dieta.

Sopa de Brócolis
Receita cedida por Lidiane Martins

Ingredientes
4 xícaras de brócolis picado.
1 xícara de cebola picada.
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de missô (pasta de soja fermentada)
2 xícaras de leite desnatado.
2 colheres de sopa de maisena.
1/4 de colher de chá de sal marinho .
Tomilho.

Modo de preparo
Dissolva o missô em água quente para formar um caldo Colocar os vegetais em uma panela com água. Colocar para ferver coberto em fogo baixo, (nesse momento também junte a água do caldo dissolvido - missô). Cozinhar até que os vegetais fiquem macios (em torno de 8 minutos). Misturar o leite, maisena e tomilho aos vegetais cozidos. Mexer constantemente até que a sopa esteja levemente espessa e a mistura esteja começando a entrar em ebulição.

Fonte: Minha Vida, por especialistas

qrc:///tray_popup/win/index.html#