Suplementação de ômega 3 tem relação com câncer de próstata

Parte do cardápio de diversos brasileiros, o suplemento de ômega 3 pode não trazer tantos benefícios quanto o nutriente obtido por meio da alimentação. É o que afirmam pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, em seu estudo publicado em julho no Journal of the National Cancer Institute. O trabalho mostra que os suplementos de ômega 3 podem ajudar a desencadear um câncer de próstata agressivo e letal.

Para chegar aos resultados, os cientistas compararam amostras de sangue de 834 homens diagnosticados com câncer de próstata e 1.393 de participantes sem a doença. Feitas as análises, os autores descobriram que os suplementos de ômega 3 aumentavam em 44% as chances de um homem desenvolver um câncer de próstata de baixo grau e em até 71% a probabilidade dele ter a forma mais agressiva da doença. No geral, os ácidos graxos aumentaram o risco de todos os tipos de câncer de próstata em 43%.

Segundo o estudo, altas concentrações no sangue de todos os três ácidos graxos ômega 3 comumente encontrados em suplementos (EPA, DPA e DHA) estavam ligados aos resultados. Uma possível explicação para esse efeito seria a conversão do ômega 3 em compostos que podem danificar células e DNA, dizem os pesquisadores. No entanto, mais pesquisas são necessárias para desvendar os mecanismos que podem relacionar ômega 3 e câncer de próstata.

Use a dieta para prevenir câncer de próstata
A doença ainda é uma grande ameaça à saúde masculina, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer - só perde para o câncer de pulmão no número de mortes provocadas anualmente. Mas a prevenção pode começar bem antes dos 45 anos, idade em que o homem inicia consultas anuais com o urologista. "Há alimentos que previnem o câncer de próstata e outros que podem influenciar o aparecimento da doença, em pacientes com pré-disposição a ela", afirma o nutrólogo Celso Cukier, do Hospital São Luiz. Fazer uma dieta seletiva, portanto, é fundamental para a saúde do aparelho reprodutor. A melhor parte dessa história? "Existem opções muito saborosas, disponíveis no dia a dia, indicadas para prevenir o câncer na próstata, não são alimentos difíceis de encontrar", diz o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Médica Brasileira de Nutrologia.

Fonte: Minha Vida

qrc:///tray_popup/win/index.html#