Uxi amarelo: para que serve e como tomar para tratar doenças

Imagem retirada de https://www.ingredientesonline.com.br/cha-de-uxi-amarelo
Imagem retirada de https://www.ingredientesonline.com.br/cha-de-uxi-amarelo

Uxi amarelo é uma planta medicinal, originária da Amazônia, também conhecida como uxi-pucu, uxi-liso, uxi, pururu ou uxuá. A ingestão é muito benéfica para o organismo, pois atua como tratamento e prevenção de diversas doenças.

Benefícios
A planta possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, diuréticas e imunoestimulantes. De acordo com o nutrólogo Alisson Melo, da clínica Benessere, o uxi amarelo pode ser usado como tratamento auxiliar de:

- Miomas
- Cistos ovarianos
- Infecções urinárias
- Endometriose
- Doenças reumatológicas
- Diabetes
- Gastrite
- Hipercolesterolemia.

Vale ressaltar que uxi amarelo não é indicado para gestantes e mulheres em fase de lactação.

Uxi amarelo para engravidar
Como dito acima, seus benefícios podem ajudar no tratamento da endometriose e ovários policísticos e, por isso, o uxi amarelo é muito conhecido entre os povos indígenas como planta que trata infertilidade feminina, uma vez que tem resultados positivos para estas doenças.

Como tomar
O nutrólogo Elifas Rodrigues, também especialista da clínica Benessere, explica que o uxi amarelo pode ser consumido tanto na forma de chá ou como suplemento em cápsulas ou pó.

"Para fazer o chá basta colocar de 10 a 25 gramas de uxi amarelo em 1 litro de água fervente e deixar por cerca de 3 minutos. Deixe descansar de 10 a 15 minutos, depois é só coar e beber pelo menos 3 vezes ao dia", ensina.

Uxi amarelo e unha de gato
Segundo os nutrólogos, o chá de uxi amarelo e o chá de unha de gato formam um poderoso composto natural medicinal quando consumidos em conjunto, pois é capaz de potencializar as propriedades anti-inflamatórias e imunoestimulantes de ambas as plantas.

No entanto, os chás devem ser feitos de forma separada. "Consuma o chá de uxi amarelo pela manhã e o chá de unha de gato no período da tarde", indica o nutrólogo Alisson Melo.

Fonte: Minha Vida, escrita por Raisa Cavalcanti

NaturalSPA
qrc:///tray_popup/win/index.html#