Verão e exercícios físicos: uma combinação que pode dar certo

Imagem retirada de http://www.atualizabahia.com.br/verao-e-exercicios-fisicos-uma-combinacao-que-pode-dar-certo/#.XEhX7Gmnfcc
Imagem retirada de http://www.atualizabahia.com.br/verao-e-exercicios-fisicos-uma-combinacao-que-pode-dar-certo/#.XEhX7Gmnfcc

Aproveitar a rua, a orla e tudo que a cidade nos permite são alguns dos diferenciais da estação mais quente do ano. Mas, não pense que o lazer é a única finalidade da estação. A prática de exercícios físicos é algo que pode ser iniciada com os dias mais quentes e iluminados.

Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde, em setembro do ano passado, revelou que uma em cada duas pessoas em idade adulta no país não pratica atividades físicas suficientemente. E, uma alternativa para fugir do sedentarismo é utilizar as áreas públicas. Ciclismo, corridas, treinos funcionais e stand up paddle estão entre as atividades que podem ser feitas e trazem inúmeros benefícios ao corpo e a mente.

O educador físico e coordenador do projeto Hapvida +1k, Júnior Soares, destaca que o principal benefício da prática de exercício ao ar livre é que a pessoa tem uma troca com o ambiente de forma natural e fica mais motivado com a atividade. “O verão significa mais luz, mais energia exposta. O indivíduo faz a troca energética com o ambiente de forma saudável, eliminando as toxinas do corpo. Já no ambiente fechado (como é o caso das academias), a energia fica concentrada naquele local, sem troca com a natureza”, explica.

Cuidados
Mas, para quem pensa que é só sair pela rua aproveitando o dia ensolarado para se exercitar, é preciso estar alerta a alguns cuidados. A hidratação é algo que deve ser levado a sério, por que a falta de água no corpo acaba desequilibrando o organismo. É importante também evitar os horários entre 9h e 15h, preferindo os primeiros e últimos horários do dia e fazendo sempre o uso do protetor solar, para evitar insolação. Os horários com menor incidência solar são mais saudáveis.

Correr, correr
No rol das atividades físicas, corrida e caminhada estão entre as mais praticadas no Brasil. Na relação custo-benefício, o profissional relata os principais ganhos para quem pratica as atividades. “Entre os benefícios de praticar a atividade aeróbica durante o verão estão a perda de peso e o estímulo de uma produção maior dos hormônios saudáveis para o corpo, como a serotonina. O corpo é trabalhado em sua totalidade, há uma queda no mau colesterol e um aumento no bom”, pontua.

Hapvida +1K
Para quem quer começar a correr neste verão, uma opção é o projeto Hapvida +1K. Realizado em grupo, o treino acontece diariamente, de segunda a sábado, nos bairros do Rio Vermelho, Bonocô, Ribeira, Boca do Rio, Patamares e Stella Maris. Além da corrida, o projeto conta agora com exercícios funcionais que vão estimular a saída dos participantes do sedentarismo.

Fonte: Atualiza Bahia

qrc:///tray_popup/win/index.html#