Zinedrin emagrece? Saiba o que é e contraindicações

Imagem: Banco de Imagens
Imagem: Banco de Imagens

O que é?

O Zinedrin é um suplemento alimentar à base de cafeína que visa promover a perda de peso. Ele é vendido em cápsulas e não necessita de receita médica.

Sua composição é a base de cafeína mais alguns corantes. O veículo desse suplemento é o amido de milho. No entanto, por não possuir bula, não se conhece os outros componentes do Zinedrin.
Zinedrin emagrece?

Segundo a nutricionista Gabriela Pereira, o Zinedrin pode potencializar o processo de emagrecimento, em um contexto de estilo de vida saudável, aliado a exercícios físicos. No entanto, seu uso deve ser feito mediante a orientação de um nutricionista ou outro médico.

Gabriela explica que a cafeína age como um estimulante do sistema nervoso central, aumentando a liberação de neurotransmissores, como a adrenalina. Isso nos deixa em estado de alerta, aumentando o nível de energia e desempenho físico.

"O Zinedrin diminui a percepção de esforço, aumentando o desempenho durante a prática do exercício físico. Reduz a fadiga e potencializa a contração muscular. Por consequência, aumenta a oxidação das reservas de gordura, sendo coadjuvante no processo de emagrecimento quando o indivíduo realiza exercício físico", explica a nutricionista.

No entanto, sua absorção no organismo pode levar de 3 a 7 horas, variando de acordo com as características genéticas de cada indivíduo.

Contraindicações
O uso do Zinedrin é contraindicado nos seguintes casos:

- Hipertensão
- Problemas cardiovasculares
- Úlceras
- Problemas psicológicos (ansiedade, depressão, psicoses)
- Osteoporose, pois a cafeína em excesso pode dificultar a absorção de cálcio
- Crianças
- Idosos
- Gestantes, pois pode passar para o feto através do cordão umbilical e líquido amniótico e comprometer o desenvolvimento do bebê

Suplementos de cafeína podem fazer mal?
Se consumidos em dosagem superior ao recomendado, os suplementos de cafeína podem gerar alguns sintomas como:

- Alterações cardiovasculares: aumento da frequência cardíaca, podendo causar sobrecarga do coração
- Aumento da pressão arterial
- Insônia
- Irritação
- Estresse
- Ansiedade, levando algumas pessoas a compulsão alimentar e aumento do consumo de doces
- Alterações gastrointestinais: aumento da secreção gástrica e refluxo gastroesofágico
- Dor de cabeça
- Dependência física e psicológica do suplemento

Dose recomendada
A nutricionista do Instituto EndoVitta, Angélica Grecco, alerta que o uso do Zinedrin especificamente pode não ser seguro devido ao fato de não ter bula. Por consequência, não se sabe a quantidade exata de cafeína presente na composição.

Porém, em geral, a dosagem máxima e segura para os suplementos de cafeína recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é de 200 miligramas por dia.

Já a dose recomendada para o consumo total de cafeína por dia, seja feito o uso de suplemento ou não, é de 400 miligramas por dia, o que equivale a, aproximadamente, 3 xícaras de 130 ml de café.
Outros alimentos que ajudam a emagrecer

Alimentos que aceleram o metabolismo, em uma dieta saudável, junto com a prática frequente de exercício físico, ajudam no processo de emagrecimento e na melhora do funcionamento do organismo.

"Os alimentos que aceleram o metabolismo e desintoxicam o organismo são, principalmente, os ricos em cafeína, como café e chá verde, ou os temperos como a canela e a pimenta, pois são ricos em substâncias que como catequinas e capsaicinas", explica a nutricionista.

Fonte: Minha Vida, escrita por Bárbara Correa

NaturalSPA
qrc:///tray_popup/win/index.html#